Igreja ou Religião de Qual Você Faz Parte?

   De qual dessas duas você faz parte, da igreja de Cristo ou de uma religião? É por aqui que começo esta nova reflexão teológica. Pode até parecer que não, mas entre estas duas há uma enorme diferença. Vejamos:


1-RELIGIÃO É DIVERSIFICADA:
  Esta é uma das características da religião, as suas múltiplas faces. Isso mesmo, existe religião para o gosto do freguês, seja qual for a conduta ou caráter do indíviduo ele sempre encontrará uma instituição religiosa que se enquadra no seu perfil marginal. Há religiões dos nus, dos homossexuais, dos vegetarianos, dos intelectuais, dos miseráveis, do sexo e tantas outras. Se duvida desta última, procura conhecer a chamada: "família do amor" ou "meninos de Deus".
   Para se ter uma idéia, existem religiões que ensinam a autoflagelação, como acontece na Opus Dei por exemplo. No Brasil, sobretudo nos estados do nordeste, tem grupos religiosos que dão chicotadas no próprio corpo como forma de expressar sua fé, Outras sacrificam animais, seres humanos, praticam a castração e o genocídio. O que motivou a matança de milhares de pessoas na denominada "noite de são Bartolomeu", foi questões religiosas. A morte de 25 milhões de pessoas na "santa inquisição" foi por motivos religiosos, pois todos estes crimes foram efetuados em nome de deus.{não do nosso}.


2-RELIGIÃO É MÍSTICA E HUMANA:
  As doutrinas observadas pelas religiões são coisas estabelecidas pelos homens. O próprio termo foi criado por um religioso chamado Lúcio Célio Lactâncio {240 a 320 d.C}. O termo vem do latim "religar", trás a idéia de religar o homem com Deus. Quem dera fosse verdade!! A palavra é até bonita, mas na prática a coisa é muito diferente. A religião prende o ser humano nas suas tradições enganosas fechando o entendimento do indivíduo para que a luz da verdade não seja vista { 2 Cor 4.4}. O caldeirão religioso é tão grande que só no Brasil mais de 140 milhões estão mergulhados nele. Fazer parte de uma delas é as vezes gratificante aos seus adeptos, uma vez que não há um convite a legítima santidade, podendo eles manter suas vidas desregradas nos subterrâneos sujos da religiosidade.


3-AS RELIGIÕES TEM MUITOS FUNDADORES:  
 Como elas são diversas, como a pouco mencionamos, diversos também são os seus fundadores.    Allan Kardec, foi o sistematizador do espiritismo, embora esta prática seja milenar, uma vez que o pai dela é outro personagem. Sidarta Gautama {Buda}, fundou o budismo, Zoroastro fundou o zoroastrismo, Maomé fundou o Islamismo e por aí vai. A lista é quilométrica.


4-OS FUNDADORES DAS RELIGIÕES ESTÃO MORTOS:
  O doutor Edilson, no seu livro intitulado: "evangelho de manipulação" escreveu: os líderes das grandes religiões estão mortos, mas o Líder da Igreja está vivo". Não precisamos de uma melhor definição que esta, pois esta frase resumiu muito bem este tópico.


                                                       A IGREJA DE JESUS


   Bem ao contrário das religiões, a igreja trás as seguintes características veja:


1-A IGREJA É ÚNICA:
  Na igreja todos adoram ao mesmo Deus. Todos Crêem que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador. {Atos 4.12}. Todos tem a Bíblia como única regra de fé e conduta cristã.{Jo 17.17}. Não há diversas igrejas, existem várias denominações, mas o foco destas é único: Jesus Cristo {Heb 12.2}. Aquela que não põe Jesus como centro ou fundamento da sua fé, não faz parte da igreja, já se enquadra no rol interminável das religiões {1 cor 3.11}.


2-A IGREJA É DIVINA:
  A igreja não nasceu na mente doentia de um ser humano limitado. Ela é um projeto de Deus traçado na eternidade, e que fora revelada a nós por Jesus Cristo. Por este motivo, não devemos estabelecer na igreja como doutrina nada a mais do que aquilo que Jesus ensinou, e que se encontra no novo testamento.


3-JESUS É O FUNDADOR:
  Há um termo muito mal empregado pelos teólogos que particularmente não aprovo, é este: "os pais da igreja". Isso faz referência à certos homens dos primeiros séculos que deram a sua contribuição com a obra de Deus. Entretanto, não são os pais da igreja, pois esta só tem um Pai{Deus}, e só fundador{Jesus}.


4-JESUS ESTÁ VIVO:
  Eis aqui a grande diferença entre Jesus e os fundadores das religiões. Jesus está vivo para todo sempre, e aqueles mortos eternamente. Glória somente a Jesus Cristo! Amem! Amem!!







Professor Vanderley Carvalho
Bacharel em Teologia e Pós graduado em Docência do ensino Superior;
Escritor, Conferencista e Poeta contratado da Editora Luzeiro
contatos:62.9344-6338
E-mail:vanderleycarvalho@hot
mail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar saiba que:
- Comentários contendo apenas divulgação, sem nenhuma opinião sobre o assunto do post serão deletados;
- Comentários contendo palavras de baixo calão também serão deletados.