Jesus, O Marginal da Galiléia


No reinado de Herodes o grande, uma pequena estrela brilha no horizonte além, era o sinal de que um novo Rei nascera. Alguns magos se deslocaram de terras distantes, e partiram para jerusalém afim de dá as boas vindas ao recém nascido rei dos Judeus. Eles trouxeram ouro, incenso e mirra ao menino Jesus. Entretanto, esta conversa de um novo rei não agradou a Herodes, que furioso ordenou a matança de todas as crianças de zero a dois anos de idade. Jesus com seus pais descem ao Egito por um aviso divino, ao retornarem vão morar numa Cidade da Galiléia chamada Nazaré. Aqui começa a história de um Judeu Marginal. "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?"  Jo 1.46; Parece que esta Cidade não desfrutava de uma boa reputação para os Judeus, o que é reforçado pelo fato de o Antigo Testamento não menciona-la. Por que Deus então permitiu que o Homem mais importante de todos os tempos fosse morar ali? Não seria melhor morar em Jerusalém? Aos olhos da sociedade judaica, sim, pois afinal de contas aquele era o Rei dos Judeus. Acontece que Cristo veio para ser um divisor de águas na história da humanidade, e de fato o é. Pois a história se divide: Em antes e depois de Cristo, lindo isso. Como se não bastasse, o personagem  mais importante do mundo foi trabalhar na carpintaria com seu "pai" José. Ser carpinteiro naquele momento da história, era o mesmo que ser pedreiro, sim, Jesus ajudou construir casas, é que a Bíblia não entra em detalhes. Mas por que um marginal?
Para abreviar a história, Jesus foi um marginal por viver à margem, sim, ser marginal não é apenas o que os nossos avós nos ensinaram, pois nos falaram que tal nome é empregado apenas para bandidos não foi? Bem, pode ser também, mas no assunto em foco a temática trilha um caminho muito oposto a esta concepção. Vejamos:

* Jesus viveu à margem de uma vida luxuosa, bem diferente de centenas de pastores, apóstolos, patriarcas, reverendos, bispos e padres do nosso tempo. Ele levava uma vida simples, pelas margens de rios, pelas vilas, andando a pé, de barcos, de jumento etc. Em nossos dias existem alguns que nem de ônibus querem mais andar. Será que Jesus quis nos dá algumas lições com tudo isto? Com certeza sim, pois ele disse: "aprendei de mim" Mt 11.29. Não tem problemas termos uma vida prospera, pois isso é de Deus, o problema é fazermos do dinheiro nosso foco, pois prosperidade como disse em outro artigo, não limita-se a isto.
Jesus viveu à margem da religiosidade da época. Ele não se misturou com fariseus nem com Saduceus em suas liturgias. Não foi membro do Sinédrio, não tomava suco de uva na mesa de Anás e Caifás os sumos sacerdotes do momento. Ele andava pelas casas de homens excluídos da sociedade como por exemplo: Simão, o leproso e Zaqueu o publicano. Ele condenou veementemente os "reverendos" de seu tempo: "ai de vós escribas e fariseus hipócritas" Mt 23.23;
Jesus viveu à margem do pecado: "porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado {a margem} dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus heb 7.26. Assim, podemos compreender que Jesus levou uma vida completamente contrária ao povo de sua nação bem como do resto do mundo. Com isso ele está nos transmitindo a sua mensagem, dizendo a todos nós com o seu gesto e exemplo, que também devemos ser pessoas diferentes deste mundo que jaz no maligno. Não precisamos de uma religião para sermos salvos, precisamos seguir os princípios de Jesus. Atos 4.12. Não precisamos de rituais religiosos para alcançarmos os céus, precisamos estar unidos com a Igreja de Jesus na terra, a qual tem as chaves do reino dos céus, e expressa sua fé única e exclusivamente na pessoa inexplicável de Jesus de Nazaré. Estar à margem portanto, é seguir as instruções da Bíblia, descansar nos braços de Jesus, e cortarmos o vínculo com a corrupção deste mundo. Glória eternamente, a Jesus, o marginal da Galiléia.



Professor Vanderley Carvalho
Bacharel em Teologia e Pós graduado em Docência do ensino Superior;Escritor, Conferencista e Poeta contratado da Editora Luzeiro
Contatos: 62.9344-6338E - Email: vanderleycarvalho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar saiba que:
- Comentários contendo apenas divulgação, sem nenhuma opinião sobre o assunto do post serão deletados;
- Comentários contendo palavras de baixo calão também serão deletados.