PRÉ-MILENISMO, AMILENISMO OU PÓS MILENISMO? EIS QUESTÃO!

            Quando o assunto é a interpretação do apocalipse muitas são as linhas teológicas diferentes. Há aqueles que nem mesmo acreditam ser o apocalipse um livro escatológico, não crêem que as profecias ali descritas tenham um caráter futurista. Estes são os chamados preteristas, que acreditam que tudo que o livro registra teve seu cumprimento no primeiro século.
   Há também os historicistas, que são aqueles que quer  interpretar as profecias  de acordo com os acontecimentos da história. Deste ponto de vista, fatos como: a reforma protestante, a revolução francesa e mais recente o ataque as torres gêmeas, são cumprimentos literais das profecias. 
   Entretanto, não somos favoráveis a nenhuma das posições, pela seguinte razão: o preterismo deixa a igreja sem uma perspectiva escatológica, como por exemplo o arrebatamento da igreja. Já os historicistas, pecam ao interpretar a Bíblia a luz da história, o que de fato é inconcebível. A Bíblia interpreta a história, e não o contrário.
   Nesta introdução deu para notar o quanto o assunto é complexo, porém começa ganhar mais tensão quando se trata das várias escolas de pensamento teológico como pré-milenista, amilenista e pós-milenista. O que é isto afinal? Vamos pensar juntos:

1- AMILENISMO: Este grupo defende a tese de que não haverá um milênio literal no futuro. Acreditam que o milênio já começou com a ascensão de Jesus Cristo, ou seja, o milênio seria um tempo indeterminado entre a ressurreição de Cristo e sua segunda vinda. Crêem ainda que a igreja passará pela tribulação que virá sobre todo mundo. Os presbiterianos por exemplo, são amilenistas. Mas como diz certo hino: “ Para nossa alegria”, eles não tem se quer um versículo da Bíblia que comprove tal pensamento.

2- PÓS-MILENISMO: Estes crêem que o mundo que agora existe dará lugar ao Evangelho de Jesus. Em outras palavras, a cada dia que se passar as pessoas aceitarão a Jesus como Senhor e reconhecerão sua soberania. Será mesmo que a cada dia as coisas vão melhorar por aqui? Não acreditamos absolutamente nesta tese, uma vez que o próprio Cristo profetizou o contrário Mt 24. Além disso, a história vem nos mostrando que esta interpretação é inviável, pois o mundo vive em guerras constantes. Com as duas grandes guerras mundial que aconteceram, muitos abandonaram esta crença. E nos dias que foram se passando, outros pularam deste barco antes dele naufragar de vez. A Bíblia nos alerta: “ pois quando disserem: há paz e segurança, então lhe sobrevirá repentina destruição”. 1 Tes 5.3.     

3- PRÉ-MILENISMO: É este ponto de vista que defendemos, pois acreditamos que a igreja de Jesus não passará pela grande tribulação, pois seremos arrebatados antes dela, cremos no milênio literal e somos da visão futurista do apocalipse. A Bíblia diz: ...”esperar dos céus o seu filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.” 1 Tes 1.10.  Além disso fica claro na Bíblia o arrebatamento repentino da igreja: “ porque o mesmo Senhor descerá do céu com alaridos, e com voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” 1 Tes 4.16,17. Ainda na carta aos coríntios, Paulo escreveu algo semelhante veja: “eis aqui vos digo um mistério: na verdade nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. 1Cor 15.51,52. Cremos em mil anos literalmente falando, pelo fato do capitulo 20 do apocalipse falar sobre isso 6 vezes. Cremos que não ficaremos na grande tribulação porque ela é de caráter judaico, é o dia de angústia para Jacó como diz a Bíblia e não para a Igreja Jem 30.7.
Finalmente, muitos estão correndo para todos os lados sem saber onde chegar, e como diz o ditado: “para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”. “Tu porém vai até o fim, pois descansarás, e terá a tua sorte no fim dos dias” Dn 12.13.   





Professor Vanderley Carvalho
Bacharel em Teologia e Pós graduado em Docência do ensino Superior;
Escritor, Conferencista e Poeta contratado da Editora Luzeiro
Contatos: (62) 9344-6338
E-mail: vanderleycarvalho@hotmail.com  

27 comentários:

  1. Muito bom! Nestes mil anos, satanás ficará preso e não terá mais influência sobre a humanidade? A paz de CRISTO!

    ResponderExcluir
  2. Ruim esse artigo, pq é partidário e pouco explicativo

    ResponderExcluir
  3. professor pesquise um pouco mais.e seje honesto nos seus comentarios

    ResponderExcluir
  4. totalmente partidário!

    ResponderExcluir
  5. Partidarismo puro! Não sou presbiteriano, mas dizer que não se tem texto bíblico para a visão amilenista, você deve está de brincadeira professor!

    ResponderExcluir
  6. O senhor é irônico quando se refere a outros pensadores e teólogos, e além disso diz que os presbiterianos não tem nenhum versículo para defenderem sua doutrina, eu não sou presbiteriano mais posso ver um equívoco professor.
    Mais como estou de passagem vou refutar os versículos que você deixou aí defendendo sua visão escatológica.

    1º O texto de "1 Tessalonicenses 1:10"

    "E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura."

    Não tem nada a ver com livrar da grande tribulação, pois filhos da ira são todos aqueles que não servem em verdade ao Senhor. Leia (Ef. 2:2-3)

    2º Este texto é ótimo para refutar sua tese 1 Tes 4.16,17, toda vez que a Bíblia fala em arrebatamento fala alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, ou seja um arrebatamento com muito zunido, com barulho de trombeta e voz, e alarido, isso é bem diferente da forma que vocês ensinam não acha?
    Vocês ensinam um arrebatamento secreto, sem som de trombeta e sem voz do arcanjo, algo silencioso e sem som, agora eu te pergunto onde tem esse arrebatamento sem voz de arcanjo e em trombeta de Deus na Bíblia???????????????????????????????????

    3º Gosto desse também 1Cor 15.51,52, esse texto no verso 52 observe mais uma vez essa parte "porque a trombeta soará" entendeu será novamente um soar de trombeta e a última, ou seja a ultima expressão que é presente na vinda gloriosa do senhor, e mais esse texto além de mostrar que o evento será audível ainda fala que haverá a ressurreição dos mortos e Transformação de nossos corpos, isso sim será em um abrir e fechar de olhos a transformação, pois temos que diferenciar uma coisa é a transformação e outra é o arrebatamento, a transformação que não será visível por ser muito rápida em apenas um piscar de olhos, mais o arrebatamento será audível com alarido e trombeta de Deus e voz do arcanjo, arrebatamento sem barulho não está na Bíblia.


    E agora depois de ter provado que o arrebatamento será audível e visível e que a igreja passará pela grande tribulação nada melhor que um texto de Paulo para mostrar que a igreja verá o anticristo e até o ponto mais alto de seu domínio "de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.



    Leia esse texto aí e veja que o Jesus só vem depois da manifestação do anticristo.

    Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
    Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
    Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
    O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus".

    Então ficam aí essas palavras pra esclarecimento de sua visão... Shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você começou sem saber o que estava dizendo e terminou sem saber o que disse. Se fosse sincero, comentaria com humildade, coisa que você não tem. Se tivesse frente a frente comigo iria te responder. Mas em suas palavras já pude ver que não sabe a diferença entre um protozoário e uma bactéria. Fica na paz de Cristo!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Sou Amilenista - que é o sistema escatológico que menos dificuldades teológicas e exegéticas apresenta.

    ResponderExcluir
  8. Como os dispensacionalistas podem ensinar que Deus tem dois povos eleitos e dois meios de salvação (Jo 10.16; 1Co 12.12,13; Gl 3.27-29; Cl 3.10,11)? Como podem ensinar salvação após a Vinda de Cristo, contrariando os ensinos do Mestre (Mt 12.41,42; 13.24-30, 47-50; 24.29-31)? Como podem limitar Cristo a um mero rei terreno (Mt 28.18; Ef 1.19-23; Fp 2.9,10; Hb 1.8; 1Pe 3.22, etc)? Que história é essa, de profecias "adiadas" - fazendo Deus ser frustrado em Seus propósitos (Is 46.10), sem nenhum escrúpulo no fazer a Bíblia se contradizer, pela má interpretação?

    ResponderExcluir
  9. Diante de tantas interpretações e cada um afirmando a veracidade da sua linha teológica fico a me perguntar:
    1- Qual é a a finalidade da tribulação SE não haverá restauração para ninguém depois dela? Hoje quando sofremos aflições saímos mais fortes e com aprendizado. Se esse tempo será inútil pois os que serão atribulados já estarão mortos para a vida eterna com DEUS, então para quê? O inferno já deveria ser o fim.

    2- O arrebatamento será Real pois na bíblia é clara isso. E entendemos que a igreja será tirada de algo que o Senhor quer poupar ou não? Se não for isso pq arrebatar? .
    3-Os 1. 000 anos se estamos vivenciando ou se ainda irá acontecer em que acrescenta ou diminui para a igreja? Se ela já está salva o que aguarda NÃO é esta eternamente com CRISTO?

    ESSAS linhas só fazem confundir e criar separações dos que se acham os doutores da bíblia.

    ResponderExcluir
  10. Uma Vez Salvo Salvo sempre

    joão : 6 v 47....

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo artigo!

    Você discorreu coerentemente, defendendo sua visão e refutando as demais.

    Um recado a quem achou o artigo tendencioso: NÃO EXISTE NEUTRALIDADE TEOLÓGICA!

    Essa ideia de neutralidade oriunda do positivismo é mito!

    É coerente que se apresentem as visões existentes, defenda sua visão e refute as demais!!!

    Por outro lado, um artigo que não tome posição clara é infrutífero.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Davi Faria pela sua Gentileza! Homem de Deus!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia meus amados irmãos,na minha opinão não vamos chegar a lugar algum, com pós amilenista,amilenista e pré amilenista, o que devemos fazer é pregar o evangelho, levar as pessoas ao arrependimeto para que o Espírito Santo os convença do pecado e denunciar o pecado e não conformar com as coisas desse mundo pq no céu não vai haver tal coisa, devemos ter comunhão e seguir a paz com todos.Amém meus amados.

    ResponderExcluir
  15. Meu irmão me explica ai salvo uma vez salvo sempre?

    ResponderExcluir
  16. De fato, se mantivermos nossas posições escatológicas por "obrigação denominacional", não chegaremos a lugar nenhum. Mas, se permitirmos à Palavra de Deus interpretar a si mesma, ao invés de abrirmos a Bíblia com ideias já preconcebidas em nossas mentes, então chegaremos a bom termo!

    ResponderExcluir
  17. De fato, se mantivermos nossas posições escatológicas por "obrigação denominacional", não chegaremos a lugar nenhum. Mas, se permitirmos à Palavra de Deus interpretar a si mesma, ao invés de abrirmos a Bíblia com ideias já preconcebidas em nossas mentes, então chegaremos a bom termo!

    ResponderExcluir
  18. Professor Vanderley, A paz do Senhor.
    Diante das refutações dos amilenista, gostaria de saber seu posicionamento, tenho interesse pq fui criado dentro da linha dispensacionalista e hoje percebo uma exerce falha nessa corrente de interpretação.

    A paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Hamilton! A visão amilenista e pós milenista não acreditam num milênio literal. Já a Pré-milenista(dispensacionalista) Acredita. Essa é a que tem maior numero de seguidores. Juntando as duas citadas não chega perto do numero dessa. Numa ocasião oportuna falaremos melhor. Paz!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. KKKKKKKK é estranho pensar em salvação após a vinda de Cristo, e se a igreja não passara pela tribulação quem são os salvos que João foi questionado em Ap. 7 13-14, que vieram da grande tribulação, e lavaram as vestes no sangue do cordeiro, claramente esse texto nos fala que isso acontece antes da grande tribulação, antes da vinda de cristo, porque achamos que somos melhor do que os apóstolos da igreja primitiva? será que é medo de sofrer pelo evangelho que acreditamos, porque em atos 5: 41 se alegraram por serem humilhados, pense nisso.

    ResponderExcluir
  20. Artigo de quem fez curso Básico em Teologia... Parabéns!!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Rapaz, mas o camarada é fraquinho mesmo!!!!! Teólogo formado em prateleira dispensacionalista. A maioria é burra!!! Não diz a máxima? FRAQUINHO!!!! Para minha alegria, ele só sabe, o que os deixados para trás sabem e o todo resto da população GOSPEL sabe. Mau aluno de escola dominical....;;;;

    ResponderExcluir

Antes de comentar saiba que:
- Comentários contendo apenas divulgação, sem nenhuma opinião sobre o assunto do post serão deletados;
- Comentários contendo palavras de baixo calão também serão deletados.