DÍZIMO É O MESMO QUE CONTRIBUIÇÃO OU OFERTA?

DÍZIMO É O MESMO QUE CONTRIBUIÇÃO OU OFERTA?
A palavra DÍZIMO – significa décima parte ou 10%
COMO ORIGINOU O DÍZIMO?
Originou com o pai da fé Abraão, E bendito seja o Deus supremo, que entregou os seus inimigos a você. Naquela hora Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo que tinha. Gn 14: 18 (tradução viva).
Em algumas traduções aparece a palavra dízimo que é o mesmo.
Daí ficou muito claro como originou a palavra (dízimo).
PORQUE NÃO FOI PRATICADO O DÍZIMO E SIM OFERTA, NO TEMPO DA GRAÇA?
Na lei era obrigado, mas na graça é com amor e alegria.Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Co 9:7 (tradução JFA-RA). Você pode praticar 5%/10%/20%/30% etc. Conforme o que tem e pode, essa conversa que oferta tem que dar com alegria, mas o dízimo até chorando, obrigado, forçado mas tem que dar, é pura religiosidade. Nem a salvação é obrigado, será que o dízimo é mais importante que a salvação? De maneira nenhuma. Vejamos o que diz a bíblia:
Sim, ai de vocês, fariseus, e demais líderes religiosos - fingidos! Pois dão o dízimo até da última folha de hortelã da sua plantação, mas se esquecem das coisas importantes - a justiça, a misericórdia e a fé. Sim vocês devem dar o dízimo, mas não deve deixar de fazer as coisas mais importantes. Mt 23:23 (tradução viva).
Os religiosos da época praticavam o dízimo e omitia o mais importante da lei. Observe que Jesus veio cumprir a lei, ele não mandou os escribas e fariseus parar de praticar o dízimo, porque dízimo é uma contribuição ou seja uma oferta, tanto é que, a igreja deu continuidade a oferta, mas não forçada e não só 10%. Podia contribuir com qualquer valor, desde que fosse com alegria e prontidão de vontade.
Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes. 2 Co  8:11(tradução JFA-RC).
O apóstolo Paulo disse que recebeu do Senhor o que ensinava. Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o SENHOR Jesus, na noite em que foi traído tomou o pão. 1 Co 11:23 (tradução JFA-RC).
SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Co 11:1(tradução JFA-RC).
Portanto amados leiamos as escrituras sagradas meditemos dia e noite. Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Sl 1:2(tradução JFA-RA).

Pb. Neto Machado